Notícias

Como um trabalhador autônomo pode formalizar sua renda para viabilizar o financiamento da tão sonhada casa própria?

Postada em 10/11/2016 às 12:07:37

Compartilhar:

Como um trabalhador autônomo pode formalizar sua renda para viabilizar o financiamento da tão sonhada casa própria?


Você sabia que não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não impedem a uma pessoa pleitear um financiamento.


A seguir, vamos detalhar algumas condições que podem facilitar a comprovação da capacidade de pagamento e aumentar as possibilidades de aprovação do financiamento imobiliário:


•Como primeiro passo, você precisa abrir uma conta corrente para movimentar um valor mensal compatível com o renda que pretende demonstrar na hora de fazer o financiamento, o ideal é que a conta seja aberta no banco onde se pretende solicitar o financiamento habitacional. No extrato de movimentação da sua conta é possível comprovar os recebimentos periódicos oriundos de seus serviços ou vendas. Geralmente os bancos solicitam os estratos de movimentação dos últimos 6 meses.

•Fazendo a movimentação bancaria, e assim que, o período de declaração de imposto de renda iniciar, em março, é importante que você declare imposto de renda, o valor deverá ser compatível com sua movimentação bancaria, lembrando que a declaração de imposto de renda só tem validade quando gera um x valor de imposto para pagar, sendo assim, você tem que declarar um valor acima da isenção.

•Caso você seja prestador de serviço, guarde seus contratos de prestação de serviços, estes documentos junto com os comprovantes de depósito de sua conta também servem para comprovar renda.
•Agora , se você tem um negocio, o decore emitido por um contador pode ser uma boa alternativa, desde que esteja respaldado por uma movimentação bancária compatível.

•O RPA é outra opção para comprovar renda. A remuneração mensal corresponderá ao rendimento base ou salário de contribuição que consta no documento. Para o financiamento, o RPA só tem validade junto com as guias de recolhimento do INSS e demais impostos, se devidos.


Com certeza, o financiamento habitacional para quem tem renda informal é possível, agora o processo tem que ser feito sempre de forma organizada, de ali, a importância de ter a um corretor para acompanhar o processo e desta forma garantir a realização de seu sonho.


Então, fica a dica, em especial para quem possui renda informal e deseja realizar o sonho da casa própria.

 

Fonte: Sandra Arias Corretora Creci 4013-PF

Outras notícias

Olá, como posso ajudar?